Grupo dos apreciadores das artes
aplicadas ao entretenimento
eletrÔnico e interativo.

Início | Artigos | EVENTO

Games Convention 2008: Play It

 

 

Por Raphael de Almeida Müller
Edição Alexandre Maravalhas

 

 

 

A Games Convention de Leipzig, na Alemanha, é a segunda maior feira de games do mundo, ficando não muito atrás da Tokyo Game Show, no Japão. A edição de 2008 da feira foi um grande espetáculo e sucesso, atraindo mais expositores e quebrando o recorde de visitas do ano anterior. Eu tive a oportunidade de participar do evento e irei descrever a seguir e em poucas palavras o que se passou por lá.

 
Galeria "Estrutura da feira"
 
   

Em primeiro lugar gostaria de descrever a sensação que se tem numa feira do porte da GC. Todas as imagens, cartazes e telões gigantescos, músicas, sons e pessoas para todo lado, são um tanto cansativos para a mente, por serem um grande aglomerado de informações que precisam ser absorvidas pelo cérebro, por horas a fio. Este é um ponto negativo, mas que não tem como ser diferente, ainda mais por se tratar de uma feira de cultura jovem. Mas é claro que os pontos positivos predominam e fazem da visita à GC uma experiência gratificante.

 
 
Galeria "Estandes e palcos"
   

Para todo lado que se olha há consoles disponíveis para se testar os jogos mais recentes ou ainda em produção. Há pessoas que incorporam personagens conhecidos e grandes nomes do mercado dando entrevistas e autógrafos. Em muitos estandes são oferecidos brindes como chaveiros, camisetas, pen drives e adesivos, sendo que estes últimos fazem bastante sucesso, já que se vê até pessoas cobertas de adesivos, de preferência com os amarelos da Rockstar Games.

 
 
Galeria "Dentro dos estandes"
   

Nos telões monumentais da feira vê-se trailers ainda não divulgados na Internet e alguns estandes mostram sessões fechadas, em que não se pode filmar ou fotografar. Como as filas para as ditas sessões são enormes, eu só entrei em uma, no caso, a fila para a apresentação do Fallout 3. Foi ótimo, porque pude ver algumas imagens inéditas do jogo e por fim recebi uma camiseta e uma garrafa de água (isso mesmo) oficiais.

Do ponto de vista de quem é do mercado, a feira é igualmente atraente. Enquanto na GC de 2007 havia apenas um pavilhão de business, desta vez foram dois salões enormes. Lá é possível encontrar representantes de todas as empresas conhecidas e desconhecidas do mercado e é possível bater um papo sem problema, já que o barulho dos pavilhões abertos para o público é muito bem isolado.

 
Galeria "Personagens em tamanho real"
 
   

Como eu não fui à GC de 2008 a trabalho, tive apenas uma oportunidade de conversar na área de negócios, e no caso foi o encontro marcado entre os membros alemães da Gang (Game Audio Network Guild), sendo que apenas eu e Tomas Neumann – programador de áudio da Crytek – comparecemos. Mas obviamente foi uma oportunidade ótima poder ter falado com alguém que tenha participado da produção do jogo Crysis.

Com o crescimento do mercado brasileiro de jogos e com uma possível queda no preco destes produtos, juntamente com a legião de fãs presentes no país, eu espero que em breve, tenhamos uma verdadeira feira de games nacional, que com o tempo se torne algo comparável com a Games Convention ou a Tokyo Game Show. Seria fantástico e justo!

SETEMBRO/2008

 
Introdução
 
 
Estrutura da feira
 
Estandes e palcos
 
Dentro dos estandes
Personagens em tamanho real

  • Sites relacionados:
4players
Activision
Arenanet
Bethesda Softworks
Blizzard Entertainment
Capcom Entertainment
Crytek
EA - Electronics Arts
Funcom
Game Legends
Gang - Game Audio Network Guild
GC
Hyborian Adventures
Interplay
Konami
Lucas Arts
Marvel Comics
Mythic Entertainment
Nickelodeon
Nintendo
Harmonix
Sega
Smoodoo
Square Enix
Traveller's Tales
  • Raphael de Almeida Müller (1983), nascido em Bonn, Alemanha, louco por jogos desde que conheceu Super Mario Bros., mas que tem na música a sua primeira paixão, sua escolha como profissão. Atualmente Raphael é sócio do estúdio de game audio Kaiman Studios e está envolvido em projetos para PC e Nintendo DS sendo produzidos pela empresa alemã Caipirinha Games.
  • Alexandre Maravalhas (1971), curitibano, profissional na área do design gráfico, é fundador da Benzaiten, editando o site e blog do grupo.
Seções: Início | Artigos | Sobre a Benzaiten
Canais: Blog | Glossário | Fotografia Virtual

Colaboração: Jean Escoto | Hospedagem: Hugo Cristo